domingo, 7 de junho de 2009

Deslumbramentos

Milady, é perigoso contemplá-la,
Quando passa aromática e normal,
Com seu tipo tão nobre e tão de sala,
Com seus gestos de neve e de metal.

(....)

Eu ontem encontrei-a, quando vinha,
Britânica, e fazendo-me assombrar;
Grande dama fatal, sempre sozinha,
E com firmeza e música no andar!


O seu olhar possui, num jogo ardente,
Um arcanjo e um demónio a iluminá-lo;
Como um florete, fere agudamente,
E afaga como o pêlo de um regalo!

Seleccionei o poema “ Deslumbramentos”, de Cesário Verde e retirei três estrofes, que se encontram transcritas em cima.
Este poema representa uma das temáticas abordadas por Cesário: a mulher.
Cesário faz uma distinção muito clara acerca desta temática: a mulher da cidade caracteriza-se por uma mulher fatal. A mulher do campo, por outro lado, retrata a ingenuidade feminina.
O poema faz referência a uma mulher citadina e a uma possível paixão de Cesário.
Cesário inicia o seu poema com uma apóstrofe “Milady”, o que por si só indica-nos que Cesário dirige-se a uma mulher aristocrática, de um estatuto social superior.
Esta apóstrofe, talvez com um pouco de ironia da parte de Cesário, volta a ter ênfase quando cita “ Eu ontem encontrei-a, quando vinha, / Britânica, e fazendo-me assombrar;”.
Cesário diz que a mulher da cidade é uma mulher fatal, no poema são visíveis alguns desses traços, nomeadamente, quando ele escreve “Grande Dama fatal, sempre sozinha, / E com firmeza e música no andar.”, na qual consigo interpretar que a Mulher tem um grande poder de beleza e sensualidade que atrai todos os homens de uma forma de paixão, mas que consegue dominá-los com o seu olhar.
“O seu olhar possui, num jogo ardente, / Um arcanjo e um demónio a iluminá-lo”, estes versos contemplam a afirmação em cima mencionada. O olhar da “Milady” é caracterizado de uma forma antagónica, pois seduz e encanta com a sua beleza angelical, no entanto fere, magoa, despreza o sujeito poético, que, à sua passagem, se deixa ficar na sombra.

1 comentário:

Cesar Galocha disse...

e retirei três estrofes, que se encontram transcritas em cima.
(...)
Cesário faz uma distinção muito clara acerca desta temática
(...)
caracteriza-se por ser uma mulher fatal. A mulher do campo, por outro lado, retrata a ingenuidade feminina.
(...)
O poema (abordado! Já sei! retire) faz referência a uma mulher citadina e (a) uma possível paixão de Cesário. (se analisarmos o poema na integra! dúvida inapropriada!)

Atenção ao rigor da escrita! Contudo o Exercício está bom.